
Um evento realizado na noite dessa sexta-feira marcou a reabertura da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que passou por um processo de ampliação durante dois meses, com a proposta de tornar mais uma opção para os eventos culturais na cidade. Agora, quem passar pelo espaço, localizado no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), poderá conferir o acervo de artes de Jundiaí com pinturas, esculturas e gravuras.
De acordo com a secretaria de Cultura, Penha Camunhas Martins, a iniciativa denota comprometimento com as questões culturais. “A Pinacoteca reabre exatamente como foi concebida pelo atual governo e desejada por todos os artistas, além de demonstrar a importância de aproximar a população das várias formas de expressão cultural“, enfatizou a responsável pela pasta, que representou o prefeito Miguel Haddad durante o evento.
O serviço contemplou adaptações nas salas com o fechamento de janelas, para diminuir a incidência de luminosidade, que poderia danificar as pinturas, gravuras e esculturas em exposição. Com espaço 60% maior e acervo que conta com 189 obras, a Pinacoteca ganhou uma sala para administração e o Museu de Arte Didacta. Na parte superior, além do auditório, está a biblioteca de artes visuais, que conta com acervo de livros e hemeroteca sobre artes. Esse acervo pode ser consultado pela classe artística e população em geral”, explicou Penha.
Após a explanação, a secretária de Cultura convidou o público para conhecer o novo espaço, onde a arte é encontrada por todos os lados. Um exemplo é a série auto-retrato nanquim 2008, de Mariana Leme, que lança o projeto “Exposição do Mês”.
A cerimônia de reinauguração também contou com a presença do diretor da Pinacoteca, Henrique Crispim, artistas e população em geral.
Histórico
O prédio histórico da Rua Barão de Jundiaí tem mais de 100 anos de construção e foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira de Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Nelson Foot. Em 2008, foi totalmente reformado e recebeu o Centro Jundiaiense de Cultura “Josefina Rodrigues da Silva – JOROSIL”, o que resultou na mudança dos hábitos daquela região da cidade.
O Centro Jundiaiense abriga a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, que reúne todo o acervo artístico que vinha sendo guardado no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, e um auditório onde ocorrem apresentações musicais e teatrais, além de oficinas e palestras.
Atualmente, a Pinacoteca conta com 189 obras, sendo que 15 são esculturas de autoria de artistas jundiaienses, brasileiros e internacionais. A curodoria é de João Borin.
Da Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário